Financiamento: Fehidro
Data: 2021/2022
Local: As atividades serão realizadas em 07 (sete) municípios: Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo, São Caetano do Sul, Ribeirão Pires, Mauá e Diadema. Todos fazem parte da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê e da sub-bacia Hidrográfica Billings-Tamanduateí. Destes, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra estão 100% em área de proteção aos mananciais. Santo André e São Bernardo cerca de 55%. Mauá e Diadema cerca de 20%.
Objetivo: o projeto tem o objetivo de capacitar gestores e técnicos dos sete municípios do Grande ABC sobre estratégias de diagnóstico e planejamento em questões de vulnerabilidades, impactos e adaptação (VIA) às mudanças climáticas sobre os recursos hídricos e fortalecer a agenda climática municipal e regional no ABC. Os municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra estão localizados em um território de interesse e relevância hídrica e, por meio da sua integração no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, em esforço conjunto, têm buscado adotar um planejamento em nível regional tendo as mudanças climáticas como uma de suas agendas prioritárias, o que se configura como uma janela de oportunidade para o delineamento de ações de adaptação voltadas aos recursos hídricos.
Atividades: As atividades do projeto, com duração de 12 meses, envolvem 70 capacitações municipais (10 em cada um dos 7 municípios) e 6 capacitações em nível regional para integração dos participantes com foco no Grande ABC sobre: a) mapeamento de políticas e estratégias de governança, b) cenários e estudos pilotos sobre impactos e vulnerabilidades, c) levantamento de opções de adaptação, d) metodologias de priorização de opções de adaptação, e) ferramentas para levantar barreiras e oportunidades, integração e colaboração para Adaptação em Recursos Hídricos, e f) a sistematização dos resultados nos níveis municipais e regional, com a produção de 8 Sumários Executivos – 7 municipais e 1 regional. O público-alvo da capacitação será composto de gestores e técnicos das secretarias e autarquias municipais dos 07 municípios, em uma média de 20 profissionais por município, em um total de 140 diretamente e cerca de 2.800 indiretamente.
Parceiros: Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal de São Bernardo do Campo, Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental de São Caetano do Sul, Prefeitura de Santo André, Secretaria de Meio Ambiente de Ribeirão Pires, Secretaria do Verde e Meio Ambiente de Rio Grande da Serra, Secretaria do Verde e Meio Ambiente de Mauá, Secretaria de Meio Ambiente de Diadema, e Câmara temática metropolitana para a Gestão dos riscos ambientais – CTM-GRA.